Fala galera!

O papo hoje é sobre uma maneira super legal de desafiar a si mesmo.
“Desafiar a si mesmo? Oi?”

É isso aí! Desafiar os próprios miolos a produzirem mais e melhor!

O nome da dica de hoje é “Design Character Challenge”.

“Como funcionaria isso??” Bora descobrir!

O CDChallenge é um desafio mensal onde um tema é apresentado e os participantes tem um mês para executar a criação de um personagem que esteja relacionado ao tema proposto.

O mais legal é que todos são bem vindos! Não importa de qual país você venha, qual seu estilo ou nível artístico. Todos podem submeter uma peça para ser contemplada! Legal né? Você ainda pode colocar seus sites, Patreons, páginas de facebook, enfim, qualquer contato que queira divulgar na descrição da sua arte.

O CDChallenge funciona como uma ótima maneira de te estimular em basicamente três elementos:

1 – CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO

Não é legal esperar aparecer um trabalho bacanudo para que você comece a construir seu portfólio de personagens. Isso pode te fazer esperar tanto que nunca produzirá nada. O portfólio estará lá, jogado as traças e poeiras de algum álbum de rede social.

Tendo um desafio com tema específico e briefing sucinto para se dedicar (além de um prazo estabelecido), você pode encará-lo como uma oportunidade de criar suas artes e quebrar um cado a cabeça para pensar fora da caixa. A quantidade de artes que são submetidas no CDChallenge é insana! Você vai ver tantos estilos maravilhosos e soluções que nunca pensou antes, que fatalmente vai se sentir motivado e inspirado a produzir também 🙂

2 – VISIBILIDADE

A visibilidade que você consegue participando de um desafio como o CDChallenge é muito legal! Todos os meses eles convidam um artista incrível para selecionar uma arte vencedora, além das três que ficam em primeiro, segundo e terceiro lugar. Eu sempre passo um bom tempo rolando a página para visualizar as produções e é bem legal descobrir artistas que nunca havia acompanhado antes. Com certeza isso pode acontecer com seu trabalho também, se ele tiver qualidade. É muito importante estar visível e produzindo, e o CDCHallenge te dá uma forcinha nesse caso também.

3 – SAÍDA DA ZONA DE CONFORTO

Já percebeu que muitas vezes, para amenizar o medo de errar ou de encarar nossas maiores dificuldades, acabamos produzindo sempre a mesma coisa? Se temos problemas com anatomia masculina, é muito comum que comecemos a produzir só mulheres, ou, caso sejamos experts em animais, nosso portfólio não terá um ser humano sequer. Isso é muito comum e se chama “zona de conforto”.

Mas, como na academia, nós só percebemos que nossos músculos estão se desenvolvendo se nos desafiarmos a fazer um pouquinho a mais todo dia, dentro das nossas possibilidades. O CDChallenge ajuda muito nisso. Você tem que se debruçar sobre um tema que, muitas vezes, não tem nada a ver com o que você costuma fazer na sua zona de conforto. Isso te ajuda a enfrentar novos desafios, melhorar sua criatividade e design, além de te dar confiança para ir sempre além.

SOBRE AS REGRAS

As regras do desafio são muito simples e você vai encontrar as descrições completinhas no site do CDChallenge.

De qualquer forma, fiz um resuminho das principais para você!

  • Criatividade é sempre importante, mas se mantenha dentro do tema!
  • Lembre-se que é um desafio de design de personagem, então não deverá ter fundo! O seu foco deverá se manter sempre na figura do personagem.
  • Não faça bustos ou retratos! A ideia é criar um personagem de corpo inteiro.
  • Seu concept deverá apresentar apenas um personagem! Nada de grupos de amigos ou casais ok? *(Em casos específicos um pet ou amigo poderá ser adicionado, lembre-se de ler a descrição de cada mês!)
  • Você só poderá submeter uma arte por desafio.

Ficou interessado em participar? É só vir aqui na página do desafio no Facebook  e começar a criar!

Eles também mantêm um Tumblr para divulgação das entradas e um Pinterest cheio de inspirações para você!

MINHAS ENTRADAS

Comecei a participar do desafio há dois meses e seguem minhas artes produzidas. A primeira, dentro do tema “Sailor Moon“, a segunda, “Geisha/Samurai“.

Espero que gostem e participem de muitos desafios! 😀

12  21